Os benefícios da prática regular de atividade física vão além do controle de peso. Vale lembrar que uma alimentação equilibrada e saudável, evitando o consumo de sal, gorduras e frituras, aliada à prática de exercícios físicos trazem o equilíbrio perfeito para uma vida saudável.
Físico
Confira abaixo algumas doenças e problemas de saúde que podem ser evitados com a prática regular de exercícios físicos:
- Doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC): a prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, reduzindo a pressão arterial, aumentando os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e melhorando a circulação. Estes fatores também podem diminuir o risco de doença vascular periférica.
- Hipertensão arterial: a atividade física pode reduzir a pressão arterial de pessoas hipertensas. Além disso, reduz a gordura corporal, que também está relacionada com níveis elevados de pressão arterial.
- Diabetes: no caso de pessoas que não dependem da insulina, os exercícios físicos reduzem a gordura corporal e ajudam a prevenir e controlar a doença.
- Obesidade: a atividade física ajuda a reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular, provocando o aumento do consumo de calorias pelo organismo. Em associação com uma alimentação adequada, ajuda a controlar o peso e combater a obesidade, importante fator de risco para várias doenças.
- Dor lombar: melhorando a força muscular, a flexibilidade e a postura, a atividade física ajuda a prevenir dores lombares.
- Osteoporose: os exercícios físicos favorecem a formação dos ossos e podem evitar a perda óssea associada ao envelhecimento.
Mental
Na medida em que, em decorrência da prática regular de exercícios, haja uma melhora na capacidade de fornecimento e utilização de oxigênio pelas células do cérebro, há um melhor desempenho intelectual e da memória entre os fisicamente ativos, em relação aos sedentários.
A prática regular de exercícios físicos proporciona:
- Maior sensação de bem estar geral;
- Exacerbação dos sentimentos de auto-estima e confiança;
- Melhor reação aos estímulos estressantes;
- Redução nos níveis de ansiedade;
- Menor susceptibilidade à depressão;
- Melhorias no humor, na atenção, no sono, e na capacidade de relaxamento;
- Diminuição da dependência aos hábitos de fumar, consumir bebidas alcoólicas e outras drogas;
- Controle do estresse;
- Melhor performance física, sexual e intelectual;
- Controle do peso;
- Diminuição dos riscos de infarto;
- Melhora da produtividade no trabalho.
Se você faz parte do time dos sedentários, compare-se com alguém que esteja praticando exercícios regularmente e constate estes benefícios. Nunca é tarde para começar.
Social
Além dos esportes gerarem maior interação social, há de se ressaltar um outro papel também importante, qual seja, o de despertar entre os membros do grupo a necessidade de aquisição e aplicação de princípios éticos, como o espírito de equipe, a disciplina ao mestre e ao método utilizado, e ao respeito às regras estabelecidas, para que os esforços sejam revertidos em resultados satisfatórios tanto para cada indivíduo quanto para o grupo que eles pertencem. Este papel é fundamental ao processo de integração e desenvolvimento social, já que esses princípios são os que norteiam a chamada convivência saudável. Do ponto de vista educativo, aprende-se com o esporte, que, para vencer na vida com dignidade, é preciso além de muita força de vontade e perseverança, ter bem desenvolvido o senso social.